RSS
twitter

Sinta-se em casa

Decidi rebatizar meu blog, de forma que traduza melhor os meus mais recentes interesses. O curso de Formação de Sommelier de Cervejas do SENAC tem me proporcionado uma verdadeira imersão no universo das cervejas. e a gastronomia, sem preconceitos em relação a preparos ou ingredientes, já corre solta no meu sangue há anos.

Sintam-se como se estivessem em suas casas. Mais especificamente nas suas cozinhas.

Baci a tutti.

Shorty Awards

Shorty Awards
3° lugar no Shorty Awards 2011 - categoria #FOOD

Saindo do Forno

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Publicitário, marketeiro e amante da gastronomia. Adoro cozinhar tanto quanto cervejas especiais, vinhos honestos e conversa fiada. Na minha opinião comida de boteco é cultura brasileira em forma de alimento.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Joelho "Pururucado" e Batatas Cremosas


Existe um conceito, um tipo de comida que na língua inglesa eles denominam Comfort Food. Seria uma comida caseira, sem grandes preocupações com muita técnica no preparo mas que, ao ingerir, a gente se sente reconfortado. Um prazer que une sabor e saciedade. Pois neste final de semana, preparei um repasto nessa linha. A Bete havia encontrado, no açougue que nos atende, uns joelhos de porco maravilhosos. Me ligou de lá e perguntou quantos deveria comprar. Como almoço de domingo em casa sempre tem alguns convidados, encomendei meia dúzia. Ela acabou trazendo 5 porque, realmente eram peças muito grandes. Fiquei na dúvida quanto à preparação. Queria fugir um pouco do tradicional einsbein alemão - joelho cozido acompanhado de batatas cozidas e repolho na forma de chucrute (ou sauerkraut como eles dizem lá), também cozido. Não deixa de ser gostoso mas eu queria fazer uma variação dessa combinação. Há uns 2 anos desenvolvi uma receita muito prática com batatas - que minha filha adora - e denominei Batatas Cremosas. Decidi então preparar os joelhos de tal sorte que ficassem bem macios, mas queria que tivessem um crocante naquela pele que os recobre e acompanhá-los com essa receita de batata. O resultado foi aprovado por minha família e meus amigos que estavam aqui, compartilhando essa refeição. Seguem foto e receita, em quantidade que serviu bem 8 pessoas:



Joelho de Porco Pururucado

Ingredientes
5 joelhos de porco de bom tamanho
Uma cebola grande
2 dentes de alho
Sal a gosto
óleo para untar

Preparo
Cozinhe os joelhos na panela de pressão com bastante água, sal a cebola e o alho durante uma hora. Verifique se a carne ficou bem macia. Caso necessário, volte à panela de pressão por mais 20 ou 30 minutos.
Eu dividi as peças em 2 panelas de pressão. Você pode fazer em 2 etapas.
Retire os joelhos da água e deixe esfriar. Enquanto isso, aqueça o forno no máximo, unte uma forma com óleo, coloque os joelhos nessa forma e pincele com óleo também.
Leve ao forno e vá virando. Em pouco tempo, a pele vai começar a pururucar, dando aos nossos joelhos, uma crocância deliciosa. Quando estiverem assim, retire do forno e sirva imediatamente.

Batatas cremosas

Ingredientes
2 kg de batatas
5 cebolas cortadas em anéis
250g de bacon picado em cubinhos
2 caixinhas de creme de leite
Salsinha picada
Sal a gosto

Preparo
Lave as batatas e leve para cozinhar em água com sal, sem retirar as cascas, por mais ou menos 15 minutos ou até ficarem macias.
Retire da panela, escorra e deixe esfriar um pouco, até poder manipulá-las. Corte em cubos com mais ou menos 2 cm (eu deixo as batatas com as cascas, mas isso fica a seu critério).
Leve o bacon a uma panela e frite um pouco até soltar a gordura. Acrescente as cebolas e vá mexendo até que estas comecem a caramelizar. Nesse momento, jogue os cubos de batata sobre esse refogado, acrescente o creme de leite, corrija o sal se necessário, desligue e salpique a salsinha. Pronto, é só servir e de preferência, acompanhe com uma boa cerveja escura ou red ale.







1 Comentário:

betecaro disse...

Pra quem ta lendo vou confessar, levei a maior bronca porque roubei um pedacinho divino da casquinha crocante,o almoço foi muito booom, neste domingo,hehehe!beijos

Postar um comentário

    © miojo caviar e cerveja - Luiz Caropreso