RSS
twitter

Sinta-se em casa

Decidi rebatizar meu blog, de forma que traduza melhor os meus mais recentes interesses. O curso de Formação de Sommelier de Cervejas do SENAC tem me proporcionado uma verdadeira imersão no universo das cervejas. e a gastronomia, sem preconceitos em relação a preparos ou ingredientes, já corre solta no meu sangue há anos.

Sintam-se como se estivessem em suas casas. Mais especificamente nas suas cozinhas.

Baci a tutti.

Shorty Awards

Shorty Awards
3° lugar no Shorty Awards 2011 - categoria #FOOD

Saindo do Forno

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Publicitário, marketeiro e amante da gastronomia. Adoro cozinhar tanto quanto cervejas especiais, vinhos honestos e conversa fiada. Na minha opinião comida de boteco é cultura brasileira em forma de alimento.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bistecas suínas com molho de jatobá

Você conhece jatobá, esse fruto estranho?
Pois é, outro dia estava fazendo umas comprinhas e me deparei com eles.


Uma vagem marrom, de casca dura (é preciso quebrar com um martelinho) que dá abrigo a uma polpa esverdeada, farinhenta com um cheirinho estranho que não agrada a muita gente. Bem, eu sou muito curioso e comprei 2 desses frutos. Abri um deles e pedi que o povo aqui em casa experimentasse. Unamidade: todos detestaram. Fiquei então pensando em cozinhar algo em que eu pudesse utilizar o jatobá, uma vez que tenho me empenhado no resgate de ingredientes e preparos "brazucas". Perguntei ao meu amigo, o Chef Paulinho Pecora sobre possibilidades de receita com essa fruta estranha. Ele me disse que, quando morou no Norte, chegou a utilizá-la no preparo de peixes. Não satisfeito, fui ao Twitter incomodar minha querida Chef Roberta Sudbrack que me disse conhecer uma farinha de jatobá, utilizada no preparo de bolos e pães. Mas isso não era o que eu queria fazer. Estava buscando algo inusitado. Hoje, comprei umas bistequinhas de porco e resolvi arriscar um preparo que me veio à cabeça - fazer um molho com o jatobá reduzido na frigideira da fritura das bistecas.
Fiquei surpreso com o resultado delicioso dessa combinação exótica, como disse minha esposa. O molho trouxe umas notas herbáceas que harmonizaram perfeitamente com o tostadinho da carne. Infelizmente não fotografei minha receita e tive que recorrer a fotos no Google pra ilustrar esse post. Vejam que preparo simples


Ingredientes:
4 bistecas de porco de bom tamanho
4 colheres de óleo para fritura
a polpa de 2 jatobás descascados
1 e 1/2 limão
1 e 1/2 copo de água
sal

Preparo:
Salgue e tempere as bistequinhas com o suco de 1 limão. Após 15 minutos, leve à uma frigideira com o óleo quente e frite bem. Escorra todo o óleo da frigideira e reserve.
Rale a polpa dos jatobás, rale em um ralador fino, misture essa farinha a 1/2 copo de água e passe por um coador.
Misture o outro copo de água, acrescente 1/2 limão, despeje essa mistura na frigideira da fritura e leve ao fogo para deglaçar, raspando o fundo da frigideira com uma espátula de silicone ou colher de pau para soltar os resíduos da carne. Deixe reduzir até formar um molho um pouquinho espesso, corrija o sal e leve a uma molheira. Sirva as bistequinhas regadas com o molho de jatobá, acompanhadas de arroz. Simples e delicioso.




2 Comentários:

liltommasi disse...

Adorei seu blog, Lu !!!! Tá muito legal mesmo e escrito de uma forma bem "saborosa",hehe. O Tutu de Feijão revisitado vou fazer, deve ter ficado muito bom! Esse do jatobá vou provar quando você fizer,tá?

Luiz Caropreso disse...

OK Lil, eu preparo a carne com molho de jatobá pra vc. Duro é encontrar jatobás por aqui! Obrigado pelo comentário. Beijão

Postar um comentário

    © miojo caviar e cerveja - Luiz Caropreso