RSS
twitter

Sinta-se em casa

Decidi rebatizar meu blog, de forma que traduza melhor os meus mais recentes interesses. O curso de Formação de Sommelier de Cervejas do SENAC tem me proporcionado uma verdadeira imersão no universo das cervejas. e a gastronomia, sem preconceitos em relação a preparos ou ingredientes, já corre solta no meu sangue há anos.

Sintam-se como se estivessem em suas casas. Mais especificamente nas suas cozinhas.

Baci a tutti.

Shorty Awards

Shorty Awards
3° lugar no Shorty Awards 2011 - categoria #FOOD

Saindo do Forno

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Publicitário, marketeiro e amante da gastronomia. Adoro cozinhar tanto quanto cervejas especiais, vinhos honestos e conversa fiada. Na minha opinião comida de boteco é cultura brasileira em forma de alimento.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pernil na Stout com alho defumado e Aligot com alho negro


Após  um bom período sem postar minhas experiências culinárias, volto em grande estilo. Como a maioria de vocês já deve saber, estou fazendo o curso de Sommelier de Cervejas no SENAC e prestando consultoria no Bar Bierboxx, onde criei vários itens do cardápio. Dá para ver que, neste meu momento, meus interesses se concentram em estudar e explorar as possibilidades da cerveja no mundo da gastronomia. Sexta passada, visitei o açougue que me atende e me deparei com um pernil maravilhoso. Pedi ao meu amigo açougueiro que pesasse um kg picado em cubos, já pensando em um preparo para o final de semana. Domingo acordei e já fui para a cozinha. Resolvi cozinhar meu pernilzinho na pressão e para acompanhá-lo, pensei no Aligot, um preparo que tem como base purê de batatas e queijos, que eu havia visto em um vídeo com o Alex Atala. Aproveitei também o sal e alho defumados, elaborados por meu amigo do curso de Sommelier René Aduan. Se quiserem experimentar, procurem o perfil dele no Face Book. Mas vamos às receitas.

Pernil na Stout com alho defumado

Ingredientes:
1 kg de pernil magro, cortado em cubos de mais ou menos 2 a 3 cm
50 g de bacon cortado em cubinhos
2 cebolas pequenas cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho defumado (se não encontrar use alho comum) picadinhos
3 tomates sem sementes (deixe a pele) cortados em cubinhos
1 lata de cerveja escura, tipo sweet stout
Meia lata (meça na lata da cerveja) de água
1 colher de sopa rasa de Sal defumado (se não encontrar use sal comum)

Preparo:
Leve ao fogo uma panela de pressão e, ainda com ela aberta, coloque o bacon. Quando soltar bem a gordura, acrescente o pernil de vá mexendo até dourar. Adicione metade da cebola e o alho picado. Mexa até começar a liberar o perfume e acrescente o sal, os tomates, a cerveja e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 50 minutos após pegar a pressão.
Passado esse tempo, desligue o fogo, coloque a panela sob uma torneira até perder a pressão, abra e acrescente a outra metade da cebola. Corrija o sal se necessário e termine de apurar com a panela aberta. O pernil vai ficar praticamente desfiado e com um molho denso.

Aligot com alho negro

Ingredientes:
1/2 kg de batatas tipo Asterix
200ml de creme de leite fresco
200g de queijo Minas padrão ralado fino
100g de queijo Gouda ralado fino
100 g de Manteiga
2 dentes de Alho Negro
Sal

Preparo:
Cozinhe as batatas com a casca, até que essas comecem a rachar. Escorra e, com o auxílio de uma faquinha (as batatas devem estar ainda quentes), retire as cascas, apoiando a batata em um pano seco pra não se queimar.
Passe as batatas por um espremedor e leve ao fogo baixo com a manteiga. Vá adicionando aos poucos o de creme de leite, mexendo sempre com uma espátula, até obter um belo purê. Sempre com o fogo baixo, vá acrescentando aos poucos os queijos ralados, misturando vigorosamente. Corrija o sal se necessário. O resultado final deve ser um purê muito cremoso e meio elástico.

Sirva  uma porção de Aligot, com uma colherada farta do pernil. Regue o Aligot com um pouquinho do molho do pernil e coroe com dois dentes de Alho Negro. Para acompanhar, uma boa cerveja tipo Stout. Bom apetite.

2 Comentários:

Viviane Pereira disse...

Hum! Água na bocaaaaa!!!
Beijosss!

Unknown disse...

Bom Dia Luiz!
Fantástica receita! Fiz ontem! Adoramos!
Luiz, uma dica para descascar as batatas mais facilmente, caso ainda não conheça: Antes de ferver as batatas risque as cascas das batatas de forma a dividir a casca em dois no comprimento da batata (riscar = cortar a casca em duas metades. Não faz mal de pegar um pouquinho na batata). Quando terminar o cozimento das batatas, tire da água quente e dê um "susto" em água bem gelada (com gelo inclusive). Em seguida com as duas mãos, comprima as cascas como se fosse ordenhar, e ambas metades sairão facilmente e sem queimar as mãos e nem esfriar as batatas.
Sua receita também ficaria ótima com Spätzle, uma massa tipicamente alemã, que acompanha inúmeros pratos, brodos, sopas, canjas e etc. Se quiser a receita, é só falar!
Outrossim, sou fitoterapeuta e para atender às reclamações de alguns pacientes preguiçosos que se queixam da mesmice dos temperos, faço artesanalmente sal defumado e um sal de queijos como opção. Caso tenha interesse em experimentar, também é só falar!
Grande Abraço com votos de sucesso!
Paul Stein
pwstein@terra.com.br

Postar um comentário

    © miojo caviar e cerveja - Luiz Caropreso